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Editorial
Neste número da revista Cabo dos Trabalhos
reúne-se uma seleção de ensaios produzidos no 1º ano
curricular por estudantes do Programa de Doutoramento em
Estudos Americanos, que nos últimos anos se encontrou
ligado ao Centro de Estudos Sociais.
Os presentes ensaios ilustram a variedade de tópicos e
olhares disciplinares abordados nos estudos americanos −
da História à literatura, da política à arte, do cinema à
banda desenhada, do mito à poesia, do feminismo ao
pós-colonialismo −, assim como a visão crítica exercitada
ao longo de um ano de estudo de cada um dos grupos
relativamente aos Estados Unidos da América, ao seu
posicionamento político-cultural nas Américas e em relação
à Europa, à discriminação das minorias, aos conflitos e
dualidades vividos na realidade de fronteira, às
contradições do império.
Do ponto de vista da sua organização formal, os ensaios
deste número da revista estão dispostos segundo a ordem
alfabética e apresentamos seguintes títulos e conteúdos:
Anabela Alves, "Can Minority Voices be Heard and do
Their Stories Matter?" − Neste artigo,
pretende-se analisar o trabalho de duas autoras
provenientes de dois contextos diferentes − Esmeralda
Santiago e Chimamanda Ngozi Adichie, mas unidas pela
migração para os EUA, onde se confrontam com um espaço
inóspito e muito pouco solidário com mulheres de cor, e
procuram novas oportunidades, dignidade e, no fundo, a sua
própria identidade.
Elsa Escobar, ‘'The world was only a dream I dreamt’
ou a (in)capacidade de deslocar a margem: Nathaniel
Mackey como representante do pós-colonialismo: 'Song
of the Andoumbolou: 44'" − Este artigo visa
verificar em que medida o poema “Song of the Andoumboulou:
44”, de Nathaniel Mackey, de cariz marcadamente
anti-hegemónico, testemunha a experiência pós-colonial
norte-americana, uma experiência que se pauta pela
desterritorialização do povo africano, e que marcou a
literatura norte-americana.
Fernando Gonçalves, “'Some upsetting is necessary': Native
American Literary Criticism in the Late 20th Century"
− O objetivo deste ensaio é passar em revista algumas das
mais influentes publicações de críticos/as americanos/as
nativos/as contemporâneos/as dos últimos quinze anos do
século XX, prestando particular atenção à maneira como
problematizam questões de feminismo indígena, crítica e
ética, colonialismo interno e soberania, ao mesmo tempo
que desmontam teses antropológicas e etnográficas sobre a
escrita de índios.
Gonçalo Cholant, "As ‘Borderlands’ de Frida Kahlo:
hibridismo e a fronteira Norte/Sul" − As obras
de Kahlo selecionadas para este trabalho lidam com
diferentes representações e entendimentos do tema da
fronteira através da utilização de conceitos tais como
fronteira, hibridismo e mestiçagem: desde a fronteira
geográfica entre o México e os Estados Unidos, até as
fronteiras étnicas e subjetivas.
Inês Costa, "Building (In)existences in the U.S.
American Empire: The Plight of HIV Haitian Refugees in
Gitmo" − Este ensaio pretende explorar os
mecanismos de criação da dupla estrutura de cidadania
presentes na Base Naval da Baía de Guantánamo, durante a
ocupação de migrantes do Haiti, revelando inúmeros casos
de resistência das vítimas aos mecanismos imperiais.
Isabel de Sousa, "Assertion of Cultural Identity:
Slavery, Male Violence, and the Liberating Role of
Artistic Expression in Ntozake Shange’s Sassafrass,
Cypress & Indigo and Edwidge Danticat’s Breath,
Eyes, Memory" − Este ensaio pretende
analisar de que modo as obras Sassafrass, Cypress
& Indigo, de Ntozake Shangee, e Breath,
Eyes, Memory, de Edwidge Danticat, refletem os
desequilíbrios, as desigualdades e a violência causados
pelo colonialismo europeu. Através de uma mescla de ficção
e realidade, estas autoras trazem para a vanguarda alguns
dos problemas mais prementes da época pós-colonial, como
seja a subjugação, a violação, o racismo, e a violência
masculina perpetradas sobre a mulher negra.
João Paulo Guimarães, "One Flew Around the Cuckoo’s Nest:
a regeneração da 'América' como perpétua exclusão do
“Outro” − Neste ensaio apresenta-se uma
leitura do romance Voando Sobre um Ninho de Cucos,
de Ken Kesey, a partir da teoria de Sacvan Bercovitch, e,
em particular a sua ideia de que a “América” é um conceito
intrinsecamente contraditório, estando a sua dinâmica de
inclusão necessária e ironicamente vinculada a uma
imposição de limites face às identidades que podem ser
incorporadas no seu domínio utópico.
José Miguel Moura, "A memória da saciedade americana: A
Vida e as Aventuras do Rapaz Relâmpago"
− Neste ensaio apresenta-se uma leitura da autobiografia
de infância de Bill Bryson, que recria os prazeres pueris
de um rapaz a crescer na década de 1950, numa sociedade em
busca da concretização dos seus impulsos consumistas, ao
mesmo tempo que vive na ansiedade de uma pretensa
aniquilação nuclear.
Manuella Glaziou Tavares, "‘América’/EUA: consonâncias e
dissonâncias entre Missis Algren e Mademoiselle Simone
de Beauvoir" − Neste ensaio reflecte-se sobre
o pensamento da filósofa francesa Simone de Beauvoir, na
sua correspondência com o escritor norte-americano Nelson
Algren, sobre a América imaginada e os EUA, repercutindo
de certa maneira as consonâncias e as dissonâncias que
regiam as relações franco-americanas nos anos 50-70 do
século XX.
Marta Mancelos, "As vozes inarticuladas da História e o
(ab)uso do espaço da página na poesia de Susan Howe"
− Este ensaio debruça-se sobre a poesia de Susan Howe,
associada ao movimento da poesia L-A-N-G-U-A-G-E,
procurando descobrir as vozes inarticuladas da História
que habitam o seu “eu” múltiplo, sublinhando sempre a
importância dessas vozes e da linguagem do passado.
Marta Simões, "A des/construção da identidade em 'The
Yellow Wallpaper' de Charlotte Perkins Gilman e a
ausência de etnicidade" − Este ensaio pretende
analisar o conto "The Yellow Wallpaper", de Charlotte
Perkins Gilman, tendo em conta o seu caráter inovador para
a época, na medida em que reivindica um papel ativo e uma
voz para a mulher branca de classe média do século XIX,
desafiando os princípios de género da época e o papel de
subalternidade, não-produtividade e resignação atribuído à
mulher. Nessa análise, destaca-se a ausência de etnicidade
no texto e a sua expressividade enquanto elemento redutor
que circunscreve o caráter inovador do texto a uma classe
social e étnica específica.
Marta Soares, "(Des)localizações: geografias do corpo
na poesia de Adrienne Rich" − Este ensaio
propõe uma análise do corpo como lugar e dos lugares do
corpo na poesia de Adrienne Rich. Norteado pela
materialidade corporal, o ensaio concentra-se mais
especificamente nas múltiplas figurações do corpo em
sofrimento, procurando explorar a cartografia da dor
traçada pela poeta ao deslocar-se do seu lugar, central e
privilegiado, para “outras” margens, espaços de privação e
invisibilidade.
Rita Santos, "9/11: The Rebirth of the Myth of the
American Hero and Feminism" − Este trabalho
analisa o impacto do 11 de setembro no imaginário
americano e a forma como velhos mitos do herói americano
renasceram após os ataques, demonstrando a forma como o
preconceito contra as mulheres está profundamente
entranhado nas narrativas do mito do herói americano e
como este ganha ímpeto em momentos de crise, revelando uma
misoginia interiorizada.
Susana Barroso, "La Consciencia de La Mestiza" e a
teorização da diferença: uma leitura de Borderlands/La
Frontera de Gloria Anzaldúa − Este
ensaio propõe uma reflexão sobre a obra de Gloria
Anzaldúa, Borderlands/La Frontera, demonstrando a
importância da criação de uma nova consciência mestiza
e o seu relevante contributo para a teorização da
diferença e da fronteira.
Coimbra, 8 de março de 2016
Isabel Caldeira
Diretora do Doutoramento em Estudos Americanos FLUC/CES
Maria José Canelo
Secretária do Doutoramento em Estudos Americanos FLUC/CES
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