O presente número do "Cabo dos Trabalhos" que agora publicamos apresenta uma selecção dos trabalhos desenvolvidos durante a segunda edição do programa em "Pós-colonialismos e Cidadania Global", pelo que gostaríamos de agradecer a todos os estudantes que frequentaram estes seminários, que pela sua participação na análise dos múltiplos temas abordados contribuíram para as discussões que marcam esta edição.
A ênfase na multidisciplinaridade, na interdisciplinaridade e nos estudos comparados marca a direcção e a especificidade deste programa e os ensaios aqui apresentados são disso reflexo. Na sua diversidade, apontam para o campo diverso e complexo que são os estudos pós-coloniais, sem no entanto, definir ou defender um determinado território intelectual. Em simultâneo, ao procurar incidir sobre a multiplicidade de espaços que constituem o espaço/ tempo pós-colonial em língua portuguesa, estes trabalhos apontam para a necessidade de comparar culturas e sociedades que partilham um passado histórico colonial, procurando assim fazer emergir os espaços escamoteados pela imposição de uma visão hegemónica da alteridade subalterna.
Nesta linha, este volume apresenta exemplos novos e ilustrativos do trabalho multi e interdisciplinar, teórico e crítico actualmente em curso no Centro de Estudos Sociais na área dos estudos pós-coloniais, procurando assim contribuir para uma redefinição e um questionamento da densa trama que são hoje os estudos pós-coloniais.
Um trabalho desta natureza exige a cooperação e a participação de muitos. Sem os poder destacar a todos, gostaríamos de agradecer em especial à Hélia Santos, à Cristina Monteiro e ao Pedro Abreu, cuja dedicação e empenho permitiram a edição de mais este número.
Margarida Calafate Ribeiro
Maria Paula Meneses |