Editorial
 

 
   

A publicação deste conjunto de artigos resulta da qualidade dos trabalhos desenvolvidos no âmbito dos seminários do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) em colaboração com o Centro de Estudos Sociais (CES). A formação de competências em estudos sobre a paz e os conflitos constitui, hoje em dia, uma das linhas de formação e investigação prioritárias das universidades e centros de pesquisa mais prestigiados, no plano europeu e mundial, na área das Relações Internacionais. O Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos entrou em funcionamento no ano lectivo de 2004/2005 e está vocacionado para a criação de habilitações especializadas na análise dos novos contornos da conflitualidade internacional do pós-guerra fria, assim como das diferentes formas de intervenção nesses processos.

Para Portugal, esta área de formação é de importância estratégica essencial. Com efeito, é imprescindível que o nosso país se dote de condições humanas e materiais para actuar de modo simultaneamente arrojado e articulado em termos de políticas de cooperação para o desenvolvimento e de resolução pacífica de conflitos violentos, colocando-se na primeira linha da dinâmica protagonizada pela União Europeia nestes domínios. De outro modo, a sua capacidade de iniciativa diplomática e política junto dos países de língua oficial portuguesa (e dos países do Sul em geral) – afinal um dos desígnios estratégicos centrais da nossa política externa – ficará gravemente hipotecada.

Neste sentido, o Programa de Doutoramento está orientado para a formação de competências avançadas de leitura da política internacional contemporânea, com um particular ênfase no estudo das dinâmicas de conflitualidade internacional, seja do ponto de vista das causas e sinais de emergência de conflitos, seja do ponto de vista dos instrumentos teóricos e técnicos de resolução de conflitos violentos, procurando, pois, combinar as agendas de investigação dos conflict studies e dos peace studies. O Programa visa ainda o desenvolvimento de capacidades de excelência relativamente à avaliação crítica das respectivas práticas e quadros formais ligados aos estudos nestas áreas.

Para este efeito, o Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos (doutoramentos@ces.uc.pt) associa a uma estrutura curricular duas dimensões essenciais: inserção internacional e articulação aprendizagem-investigação. O Programa inscreve-se no European Doctorate Enhancement in Peace and Conflict Studies (EDEN), organizado no âmbito da HumanitarianNet, da qual a Universidade de Coimbra faz parte. Este diploma europeu de doutoramento é partilhado por 14 universidades de referência internacional na investigação e ensino neste domínio: Bochum, Bradford, Derby, Deusto, Graz, Kent-at-Canterbury, Leuven, Limerick, Sabancı, Sófia, Uppsala, Ulster e Utrecht, além de Coimbra. Mais do que os requisitos formais para a obtenção do diploma europeu de doutoramento (frequência de dois programas intensivos numa universidade inserida na rede e de um período de investigação de seis meses noutra das referidas universidades), avulta a mobilidade assim propiciada quer na vertente docente quer na vertente discente dos respectivos programas nacionais (para mais informação consultar (www.humanitariannet.deusto.es/EuropeanDoctorates/peace.asp).

No que diz respeito à articulação aprendizagem-investigação, as actividades de investigação (projectos, cursos intensivos e de formação, seminários e colóquios) desenvolvidas no Centro de Estudos Sociais constituem um espaço privilegiado de inserção científica e, como tal, uma componente essencial deste programa. Esta parceria com o Centro de Estudos Sociais – classificado internacionalmente como centro de investigação de excelência – permite, desde logo, potenciar o intercâmbio e a abordagem interdisciplinar de muitas das temáticas do programa, além de proporcionar o acolhimento do percurso científico desenvolvido pelos/as doutorandos/as, pondo-o em diálogo com o trabalho ali realizado, designadamente pelo Núcleo de Estudos para a Paz (para mais informação sobre o NEP consultar http://www.ces.uc.pt/nucleos/nep/pages/pt/apresentacao.php). O NEP é um pólo de investigação-acção neste domínio da peace research, sendo seu pressuposto básico o de que às várias facetas da violência (não só física e directa, mas também estrutural e cultural) correspondem diferentes patamares de paz (não só a ausência de guerra, mas equilíbrio ambiental, justiça económica e social, liberdade e participação política e tolerância e abertura multicultural). Cabe à investigação desvelar os mecanismos produtores das violências e identificar as correspondentes estratégias da construção da paz como dinâmicas de transformação social, objectivos centrais à investigação desenvolvida no Núcleo.

A receptividade dos/as estudantes à organização de um volume colectivo desta natureza foi muito positiva. Consequentemente, a equipa docente decidiu avançar com a organização anual de um número dedicado aos trabalhos destes/as estudantes. Os números serão editados pela equipa docente do programa e resultarão de uma selecção dos trabalhos que os/as estudantes submetam em resposta ao convite à apresentação de propostas de artigos em português. Desta forma, pretende-se criar uma plataforma de disseminação dos trabalhos desenvolvidos durante a parte lectiva do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos para o público em geral, dando a conhecer os quadros teóricos, as temáticas e os estudos de caso analisados no âmbito deste programa.

Dezembro 2009
José Manuel Pureza
Maria Raquel Freire
Paula Duarte Lopes