Do Programa

O Programa de Mestrado e Doutoramento Pós-Colonialismos e Cidadania Global encontra-se no início do seu terceiro ano de existência.

Os dois primeiros anos de lançamento e estabelecimento do Programa foram de reconhecido sucesso. Com alunos de diversas nacionalidades logo em 2004-05 contou com 9 estudantes. No ano lectivo de 2005-06 o número de estudantes aumentou significativamente para 15, completando assim o número máximo de  candidatos.

Como é habitual para além dos seminários curriculares este Programa apresenta uma significativa agenda de conferências e seminários na área. Em breve estará disponível a agenda de conferência se seminários a realizar em 2007.

Dos estudantes

Grupo de alunos de mestrado e doutoramento do ano lectivo de 2004-05:

Dos 4 estudantes de doutoramento do ano lectivo de 2004-05 três obtiveram bolsa: Fátima Rodrigues e Paula Medeiros são bolseiras de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia na área da Sociologia, no concurso de 2006. Odair Varela está a realizar a sua tese com uma Bolsa de Doutoramento atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian.
As estudantes Fátima Rodrigues, Paula Medeiros e Teresa Cunha vão apresentar os seus projectos de tese de doutoramento nos dias 27 e 28 de Dezembro de 2006 perante um júri composto por docentes do Programa.

Dos 5 estudantes de mestrado do ano lectivo de 2004-05 Eurídice Monteiro esteve três meses em Cabo Verde a realizar o trabalho de campo para a sua tese de mestrado; André Cristiano José está em Moçambique, onde trabalha no Centro de Formação Jurídica e Judiciária e encontra-se a realizar o seu trabalho de campo; Hélia Santos obteve uma Bolsa de Estudo de Curta Duração da Fundação Calouste Gulbenkian para realizar um estágio no King’s College, Universidade de Londres, sob orientação do Dr. Abdoolkarim Vakil, no âmbito da sua investigação; Eliana Arrivabene encontra-se no Brasil em trabalho de campo.

Grupo de alunos de mestrado e doutoramento do ano lectivo de 2005-06:

Dos 7 estudantes de doutoramento do ano lectivo de 2005-06 três têm bolsa de doutoramento: Abigail Silva, pela Fundação Carlos Chagas, Brasil; Élida Santos como Bolsista de Doutorado Pleno no exterior pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), Ministério da Educação, Brasil; e Adalto Guesser com uma bolsa de pesquisa científica da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior.

Gaudino Cardoso obteve dispensa de serviço com vencimento para efeitos de doutoramento; e Bruno Muller obteve uma bolsa de um ano no âmbito do protocolo entre o Banco Totta e a Universidade de Coimbra.

Dos 8 estudantes de mestrado Lourenço Cardoso é bolseiro da Fundação Carlos Chagas, Brasil; Lennita Ruggi obteve uma Bolsa de Mestrado anual no âmbito do protocolo entre o Banco Totta e a Universidade de Coimbra; e Nilzélia Oliveira é bolseira da Fundação Carlos Chagas, Brasil.